quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Desenho vetorial de brasões

Tenho observado que, pesquisando na internet, encontra-se vários sites que oferecem serviços de criação de brasões: de família, eclesiais etc. No entanto, não tenho encontrado (pelo menos até hoje), quem ofereça as artes em forma de desenho vetorial (do tipo criado em programas de ilustrações, como o CorelDraw, o Adobe Ilustrator, entre outros).
Geralmente as ofertas são de arquivos em formato JPEG, PNG, TIFF... ou outras que são, nada mais nada menos, do que fotografias digitais.
A diferença entre os formatos de arquivos é que, no caso das ilustrações vetoriais, não há perda da qualidade da imagem à medida que ampliamos a figura, no caso, o brasão. Quando ampliamos uma foto, uma imagem JPG, por exemplo, a tendência é de que a mesma fique com um "serrilhado" - o desenho, ao invés de ficar "liso", ficará com uma espécie de "escadinha", porque os pixels (os pequenos quadradinhos que formam a imagem) ficarão muito ampliados.
No caso das ilustrações vetoriais, isto não acontece. Pode-se ampliar para tamanhos gigantes que a qualidade do desenho não mudará.
Claro que vetorizar um desenho é um trabalho bem mais demorado, exigindo do ilustrador muito mais paciência e atenção aos detalhes.
Os brasões que tenho criado são feitos desta forma. Em arte vetorial. E acredito que esta forma de trabalhar, com um estilo bem próprio, tem sido um diferencial neste universo de inúmeros fornecedores de brasões.
Um bom exemplo deste trabalho minucioso é o brasão que estou finalizando nestes dias: da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Bahia. Nele aparece uma imagem do Cristo Crucificado (Senhor Bom Jesus), totalmente vetorizada. Um trabalho que exigiu muito esforço mas que o resultado mostrou que valeu a pena. Numa futura postagem eu apresentarei este brasão para os leitores e leitoras do meu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.