Após ter
feito uma aula do curso de Design Gráfico da Shaw Academy, cujo assunto era
sobre os elementos, princípios e teoria das cores e sobre como cada elemento
atua no inconsciente das pessoas, resolvi fazer um teste. A pesquisa serviria
para provar, ou não, duas questões: 1) Se eu teria aprendido de forma
satisfatória a lição e, 2) Se realmente o design gráfico funciona e influencia
o consumidor, fazendo-o escolher um produto sem ao menos saber o porquê da
escolha. Para isto, utilizei as técnicas apropriadas para seduzir o público a
votar na Empresa A. Todos os elementos e cores foram usados no sentido de
passar uma sensação de segurança, tranquilidade e felicidade. O oposto foi
usado na elaboração da logomarca da Empresa B. As linhas e cores tinham como
objetivo gerar insegurança, perigo, agitação... Dois logotipozinhos
inocentes... mas cheios de segundas intenções.
A pesquisa
se deu da seguinte forma: à pessoa abordada foi feita uma indagação – “Você
pretende viajar e após uma pesquisa restaram duas empresas aéreas. A empresa A
e a empresa B. As duas têm o melhor preço e são de ótima qualidade. Vendo o
folheto das duas, qual delas você escolhe para viajar?”. Junto à pergunta,
foram apresentadas as logomarcas das duas empresas aéreas, fictícias.
O público
atingido pela pesquisa foi de 53 pessoas. 66% mulheres e 34% homens. A idade do
grupo pesquisado variou entre 15 e 63 anos, das mais variadas profissões:
estudantes, técnicos da área da saúde, donas de casa, médico, padre, contador,
autônomos... E o resultado foi, de certa forma, interessante: 75,5% do público
optou pela Empresa A (Voar), enquanto que apenas 24,5% escolheu a Empresa B
(ToFly). Ou seja, a grande maioria. Ao que parece, a teoria estaria certa.
Entre as
mulheres que responderam a pesquisa, 74,2% escolheram a Empresa A. E entre os
homens, 77,7% escolheram também a Empresa A.
A conclusão
a que se pode chegar, de forma bem simples, é de que a embalagem, o desenho, as
cores, as formas... enfim, aquilo que nossos olhos veem e nosso cérebro
processa, muitas vezes de forma inconsciente, influenciam as nossas escolhas. E
muitas vezes a gente nem questiona e nem pensa no assunto. Fazemos muitas
escolhas, mas nem sabemos o porquê.
Obrigado a todos que responderam à pesquisa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.