terça-feira, 7 de março de 2017

Pesquisa sobre retângulos

Desde a antiguidade, estudiosos, pesquisadores, matemáticos, artistas e arquitetos tentaram explicar a beleza e a perfeição das formas. Para isso criaram ou se utilizaram de várias teorias. A Sequência de Fibonacci, o Número Áureo, e o Retângulo Áureo foram algumas delas. Vários artistas, entre eles, Leonardo da Vinci, utilizaram estas técnicas quando elaboraram suas obras primas, como a Mona Lisa, por exemplo.
Atualmente muitos designers gráficos utilizam-se deste recurso, criando grids para servir de base às suas criações gráficas. Alexandre Wollner, um dos maiores designers brasileiros, criador das logomarcas do Banco Itaú, Klabin, Elevadores Atlas, entre tantas outras, demonstra nesta entrevista disponível em vídeo, como ele também se utiliza dos grids em suas criações. Ele fala, inclusive, de algumas destas teorias citadas anteriormente.
David Arty, criador do blog Chief of Design, em um artigo sobre a Proporção Áurea, afirma que no século XIX o psicólogo alemão Gustav Fechner teria feito uma pesquisa com vários formatos de retângulos, sendo que a maioria das pessoas escolheram aquele que teria sido desenhado utilizando-se da proporção áurea.
Um exemplo de retângulo na proporção áurea, seria aquele desenhado com um lado medindo 100 milímetros enquanto o outro lado mediria 161,8 milímetros (ou seja 1,618 vezes o primeiro lado). Este é o número áureo.
E foi para conferir esta afirmação que resolvi fazer esta pequena pesquisa de opinião. O retângulo áureo, no caso da pesquisa, é o da letra B. No entanto, parece que este número áureo não exerceu muita influência sobre o gosto visual do grupo pesquisado, conforme indicam os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.