domingo, 11 de março de 2018

O processo de criação de um Brasão Eclesiástico

Para a criação de um brasão eclesiástico, eu sigo o seguinte método:

1) Etapa do Conhecimento: Nesta etapa é onde acontece o primeiro contato com o cliente. No Design Gráfico poderíamos dizer que seria a etapa do "briefing". É neste momento onde a troca de informações se torna algo muito importante. O cliente expõe suas ideias, o que tem em mente. Fala do seu lema episcopal, da sua devoção, do seu padroeiro ou padroeira, do seu local de nascimento, de toda ou qualquer informação a mais que puder ser relevante para a confecção do seu brasão pessoal. Indica símbolos que gostaria que aparecesse no seu brasão. Quando as informações se tornarem suficientes para a concepção de uma primeira ideia visual, passa-se, então para a próxima etapa.

2) Etapa da Construção do Esboço: É aí onde as ideias começam a tomar forma. Usando do desenho artístico e de um pouco de computação gráfica, um primeiro esboço ou rascunho é produzido e enviado ao cliente para apreciação, troca de ideias ou, até mesmo aprovação do caminho a seguir.

3)  Etapa da Construção da Arte Final: a ideia básica estando aprovada, parte-se para a construção da arte final. Usando o software gráfico CorelDraw, mundialmente conhecido e utilizado, os pequenos detalhes e as cores começam a tomar sua forma final. Nada escapa ao olhar atento do artista: cada linha, traço, luz, sombra... o objetivo é fazer uma arte de qualidade e que possa ser ampliada para grandes tamanhos e, mesmo assim, manter sua alta definição. Esta arte é também enviada para a aprovação do cliente.

4)  Etapa da Elaboração do Texto com as Descrições Heráldica e Simbólica: Juntamente com o desenho do brasão, é fornecido um texto com as descrições heráldica e simbólica. A descrição heráldica segue toda uma nomenclatura própria, com termos técnicos próprios desta arte. Assim como uma partitura consegue, através dos seus sinais gráficos, levar aos quatro cantos do mundo, uma melodia até então desconhecida, a descrição heráldica consegue transmitir ao artista entendido nesta arte, como deverá ser desenhado o brasão (principalmente a parte do escudo), mesmo que tal artista nunca tenha visto o referido brasão. Este texto também é enviado para aprovação do cliente.

5) Etapa do Fechamento dos Arquivos Finais: Estando tudo aprovado, desenho e textos, é hora então de finalizar todos os arquivos: desenho colorido, desenho em preto e branco (que também segue toda uma regra heráldica para sua composição), arte com o brasão e o texto... Os arquivos são fornecidos por e-mail, nos formatos: CorelDraw, PDF, imagem JPEG com qualidade de 300 dpi (padrão das gráficas).

6) Etapa do Pagamento do Serviço: Através de depósito bancário no Banco do Brasil, o cliente faz o pagamento combinado. É enviado ao cliente uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, também por e-mail, preenchida com os dados fornecidos pelo cliente.

7) Última Etapa - Envio dos Arquivos ao Cliente: Finalmente, após as seis etapas anteriores, todos os arquivos são enviados ao cliente por e-mail. Recomenda-se ao cliente que salve os arquivos em diversas mídias (pendrive, hd externo etc.), para que possa sempre ter os arquivos em mãos quando precisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.